Gostaria de, antes de tudo, pedir desculpas aos meus onze leitores pela falta de notícias deste blog. Muito trabalho (felizmente!).
No dia 27 de setembro foi realizado no SESC Madureira o I Festival de Xadrez Escolar e Absoluto. Um trabalho hercúleo, que contou com a direção do Celso Renato, com a albitragem tranquila do Élcio Mourão, com colaboração do MF Jorge Luiz Medeiros, do Maximiano Reboredo e do Pietro Ferraz. Um ambiente muito cordial, as rodadas começando no horário (com exceção da 1ª rodada, mas isto é normal em quase todos os eventos no RJ, sendo da FEXERJ ou não). O torneio teve 100 (!) participantes, com 38 no módulo absoluto, em seis rodadas, modalidade xadrez rápido, TR de 21 min. Tivemos como campeão o fenômeno Pedro Paiva, com 6 pts; em segundo, Selmo Bastos; em terceiro, Marco Coutinho (zebra!); em quarto, Joaquim de Deus; em quinto, Celso Santos; e, em sexto, Igor Mourão.
Fiquei muito feliz em reencontrar amigos que já não via a algum tempo e havia jogadores de JPA, Campo Grande, Bangu, Guadalupe, Realengo, Madureira, Zona Sul, enfim, de vários pontos de nossa cidade. Tinha até paulista, o nosso simpático Joca e o peruano José Chauca. Havia apenas três jogadores do JTC. A AXXM se fez representar com quatro enxadristas: Marco Coutinho, Leandro Coutinho, Eduardo Anzuategui e MF Wagner Peixoto.
Espero que haja mais movimentos deste tipo e que exista uma integração de TODOS para o crescimento do xadrez em nosso estado. A FEXERJ já o faz através de Regionais, por exemplo, mas o exemplo do Celso é para ser seguido por todos. Vamos esquecer situação ou oposição. Vamos trabalhar juntos! As críticas não ajudam em nada, a não ser quando são construtivas. Parabéns Celso!
E para terminar este longo post, ainda bem que o Celso não ganha a vida como fotógrafo, senão....
Nenhum comentário:
Postar um comentário