terça-feira, 6 de outubro de 2009

64 - FESTA DE XADREZ EM MADUREIRA!

(Foto tirada pelo amigo Celso Renato)

Gostaria de, antes de tudo, pedir desculpas aos meus onze leitores pela falta de notícias deste blog. Muito trabalho (felizmente!).
No dia 27 de setembro foi realizado no SESC Madureira o I Festival de Xadrez Escolar e Absoluto. Um trabalho hercúleo, que contou com a direção do Celso Renato, com a albitragem tranquila do Élcio Mourão, com colaboração do MF Jorge Luiz Medeiros, do Maximiano Reboredo e do Pietro Ferraz. Um ambiente muito cordial, as rodadas começando no horário (com exceção da 1ª rodada, mas isto é normal em quase todos os eventos no RJ, sendo da FEXERJ ou não). O torneio teve 100 (!) participantes, com 38 no módulo absoluto, em seis rodadas, modalidade xadrez rápido, TR de 21 min. Tivemos como campeão o fenômeno Pedro Paiva, com 6 pts; em segundo, Selmo Bastos; em terceiro, Marco Coutinho (zebra!); em quarto, Joaquim de Deus; em quinto, Celso Santos; e, em sexto, Igor Mourão.
Fiquei muito feliz em reencontrar amigos que já não via a algum tempo e havia jogadores de JPA, Campo Grande, Bangu, Guadalupe, Realengo, Madureira, Zona Sul, enfim, de vários pontos de nossa cidade. Tinha até paulista, o nosso simpático Joca e o peruano José Chauca. Havia apenas três jogadores do JTC. A AXXM se fez representar com quatro enxadristas: Marco Coutinho, Leandro Coutinho, Eduardo Anzuategui e MF Wagner Peixoto.
Espero que haja mais movimentos deste tipo e que exista uma integração de TODOS para o crescimento do xadrez em nosso estado. A FEXERJ já o faz através de Regionais, por exemplo, mas o exemplo do Celso é para ser seguido por todos. Vamos esquecer situação ou oposição. Vamos trabalhar juntos! As críticas não ajudam em nada, a não ser quando são construtivas. Parabéns Celso!
E para terminar este longo post, ainda bem que o Celso não ganha a vida como fotógrafo, senão....

Nenhum comentário: