terça-feira, 27 de outubro de 2009

71 - INTERCLUBES 2009 - CONSIDERAÇÕES

Na foto,da esquerda para a direita: AN Ricardo Barata, Presidente da FEXERJ; Aae Marco Coutinho, da AXXM; AI Friedrich Salamon, Presidente do Conselho de Árbitros, grande benemérito do xadrez brasileiro; e AF Marcelo Einhorn, Vice-Presidente da FEXERJ)

O Interclubes realizado este ano nos leva, certamente, a profundas reflexões. No quesito estrututa, excepcional, com exceção da iluminação. O TTC se supera a cada evento, de forma positiva, com participação fundamental do Sérgio Dias.
Quanto à parte técnica, alguns comentários. Havia poucos árbitros, sendo que alguns mal preparados. Faltou também disciplina. Não pode um árbitro discutir com um atleta. O recomendável é chamar sua atenção, de forma educada, em voz baixa. Se este persiste na reclamação, existem as penalidades aplicáveis a cada caso. Se um enxadrista levanta a voz perante o árbitro deve ser imediatamente retirado do torneio e expulso do salão. No caso de Interclubes, até a equipe é passível de punição.
Para se haver um Interclubes mais organizado, creio que deve existir um Congresso Técnico, no mínimo uma semana antes, com a presença da diretoria da FEXERJ, do Conselho de Árbitros e dos presidentes das agremiações que disputarão o certame. A data limite de inscrição para o campeonato tem de ser respeitado e, um dia após o término das inscrições, publicado na página eletrônica da FEXERJ, com a composição das equipes. Evitaria que, conforme aconteceu com a AXXM,um atleta sem rating, quarto tabuleiro, jogasse no primeiro tabuleiro, pois tinha o famoso "grampo" (atleta que não é federado, disputa alguns torneios e seu nome não sai na listagem). E o que é pior: sequer fomos avisados, nem por telefone, e-mail, msn, torpedo, pombo-correio, nada. Será que também seria o caso de publicarem os rating's de jogadores não-federados? Isto tudo pode ser objeto de discussão e votação na próxima Assembleia da FEXERJ.
Os campeonatos devem começar estritamente na hora. Um atraso de dez minutos, quiçá uma hora na primeira rodada, não é o ideal, mas é tolerável. Além disto, é um completo desrespeito com as agremiações, salvo motivo de força maior. Um aspecto técnico que não está sendo levado em consideração: se o evento está marcado para iniciar às 13:00 h, por exemplo, começa às 14:00h, o enxadrista que comparecer ao salão de jogos apenas às 14:05h deverá perder os pontos por wo. Isto já aconteceu e deveria continuar sendo desta forma. Mas isto é tarefa para o Conselho deÁrbitros.
O árbitro que chega atrasado deve ser suspenso preventivamente. No caso de reincidência, afastamento por um ano. Acontecendo novamente, o árbitro deverá ser excluído do quadro de arbitragem, pois demonstra completo desrespeito, despreparo e irresponsabilidade, atributos estes que justificariam sua eliminação do quadro.
Existe ainda outro problema: a conduta de atletas e de espectadores. Houve um Regional, em Três Rios, no qual uma espectadora "acusou" a queda de seta. No Interclubes, atrás da mesa 1, na quarta rodada, match entre AXXM e CXGR ( a AXXM liderava com 3 pontos), um senhor bradava entre altos berros com sua equipe B. Será que não havia lugar melhor para este senhor bradar, de forma ensandecida, com seus atletas? Ou seria uma provocação com os atletas da AXXM? Quem conhece a história, sabe do que estou falando. Se o Barata estivesse gritando atrás da mesa 1, em um match, por exemplo, ALEX x CXM, será que pensariam que foi uma atitude despercebida, ou que seria uma afronta?
Ainda tenho mais sugestões, entretanto esta postagem ficaria muito extensa. Pretendo voltar a tocar neste assunto.
Antes que meus amigos leitores pensem que se trata de uma provocação, qualquer semelhança entre o número desta postagem e o que aconteceu neste final de semana é apenas mera coincidência.

4 comentários:

Marcelo disse...

Marco
Alguns comentarios...
1 - Este ano experimentanmos duas inovaçôes...A primeira, o uso correto do SP com a determinacao tecnica aprovada na reuniao dos arbitros,que auxilia muito. CoM isto, considerando o tenpo de se preparar as fichas, o intervalo minimo, SE NAO HOUVER PROBLÇEMAS COM OS EQUIPAMENTOS pode ser de meia hora em media.
2 - A segunda é que foi utilizada a listagem de Agosto, com acrescimo apenas dos grampos e inativos. E ai fica uma pergunta...Pq os clubes deixam pra entregar fichas de atletas (que retornam ou jogaram no periodo) somente em cima da hora? Inclui transferencias tb. Poderiamos definitivamente limitar com antecedencia o prazo pra novos registros ou transferencias. Os diretores tb poderiam se esforcar pra ler o regulamento e corretamente o formulario (leia-se nao todos). Congresso antecipado nao funciona, muitos nao poderao comparecer.
3 - As penalidades a arbitroas e atletas estao descritas no CBJDD.
4 - Houve um atraso inicial,cuja culpa nao foi da FEXERJ, pelo atraso da banda,preso no transito. Mas concordo que deveria ser previsto pra comecar mais cedo. Ha uma questao de cronograma a ser estudada. Em mais tempo, inviabiliza a participacao dos visitantes.
5 - A questao da arbitragem, com a demanda, se tornou cronica. Eu mesmo,a maioria dos arbitros é jogador tb e eu mesmo nao ia fugir a regra. Precisamos atualizar e aumentar o nosso quadro, inclusive com os diplomados em cursos da CBX (a maioria nao atuou) que precisam conhecer algumas situacoes proprias do Estado.Este e um assunto que tenho conversado com nosso AI Salamon.
6 - O clima se tornou tenso mesmo entre os jogadores, o que é ate natural. Aquela altura, expulsar um diretor que jogando e descontrolado reclamava a substituicao de um relogio que JA ESTAVA SENDO PROVIDENCIADA ou de experientes Classes Bs que apurados,nao sabem regras basicas era estragar mais o evento. Infelizmente criticar é facil, ajudar poucos se dispoe.

Marco Coutinho disse...

Marcelo, obrigado pelos esclarecimentos. Mas não concordo com todos. Vamos lá:
1- Não sei se foi por causa do SP, mas o intervalo da 1ª rodada para a 2ª foi de uma hora (corrija-me se eu estiver errado).
2- Se o regulamento permite entregar a ficha no último dia da inscrição, então posso inscrever até esta data. Por isso, (eu já até conversei contigo)deve-se ter um prazo para transferir ou federar atletas: na minha opinião, um mês antes do Inter não haveria transferências nem federação de novos atletas. Congresso antecipado funciona, sim. Os diretores que não possam ir, deleguem essa função a alguém, e publique-se o regulamento completo pelo menos um mês antes.
3- As penalidades, no que se refere a árbitros, não estão sendo aplicadas.
4- Fiquei sabendo do carro que quebrou da banda da PM na Ponte. Tanto que na minha postagem, disse: "salvo motivo de força maior".
5 - Concordo.
6 - O referido diretor teria que ser excluído sim, pois não respeitou o ambiente. A regra é bem clara em relação a isto. E não só o diretor, mas também o outro atleta que discutia com ele. Eu estava ao lado deles e vi como aconteceu. Eu que te chamei, inclusive. E para mim não é "natural" o que aconteceu. Jogo Inter há bastante tempo e nunca presenciei nada igual. Entretanto, isto não é culpa da FEXERJ. Hove falta de respeito de atletas e de espectadores também.
Para terminar, eu sou sempre um dos poucos que se dispõem a ajudar. Vc sabe disso.
Não é o meu intuito criticar ou acusar. Mas existiram fatos que merecem reflexões, considerações e atitudes. Na minha postagem sugeri algumas mudanças. E acho que pessoas que têm experiência podem dar suas sugestões a fim de que se minimizem estes problemas. Acho que todos tiveram sua culpa: alguns atletas, alguns que assistiam, o TTC na discussão do Sérgio Dias na qual este, com imensa honestidade, foi contra o Reynaldo para que não se rasurasse a súmulae a FEXERJ também. Reconheçamos todos nossas culpas para que evoluamos e, só assim, com a verdade,o xadrez no RJ poderá crescer ainda mais. AFEXERJ, este ano, "exclamou" em vários eventos. Os Regional estão sendo um sucesso. Os Classe A, B, C e Magistral, idem. Mas devemos reconhecer e assumir os erros.
Finalizando, o ideal é este: provocar um debate mais profundo para fortalecimento do nosso xadrez.

Xadrez Opinião disse...

É reconfortante para mim ver que uma proposição minha antiga sobre congresso técnico.

Às vezes, a ALEX não é compreendida porque tenta defender seus direitos. Essa coisa do grampo sempre sofremos muito e pregávamos no deserto, pois, como os demais não eram atingidos, não tinham a dimensão do problema.

Vendo a OPINIÃO expressa no blog, vejo que, aos poucos, uma reflexão relevante vai surgindo aqui e acolá.

Blanco

Marco Coutinho disse...

Prezado Blanco,

Não sabia da sua ideia de congresso técnico para o Interclubes. Mas acho necessário, não apenas em relação aos "grampos".
A situação dos "grampos" é muito simples de resolver: como, nos torneios, são calculados os rating's de todos os jogadores, inclusive dos não federados, acredito que poder-se-ia publicar relações de rating constando, também os não-federados e seus respectivos rating's. É uma ideia apenas, mas que deve ser discutida no foro legítimo: Assembleia ou Conselho de Árbitros, conforme for o caso.