Durante o Campeonato Continental das Américas de Xadrez, em São Paulo, o escritor e jornalista Waldemar Costa assinou contrato com a Editora Solis para a publicação de uma nova edição do livro de sua autoria Epopéia do Campeonato Brasileiro de Xadrez. Assina pela Editora Solis o seu Presidente Francisco Garcez Leme, com o ex-campeão Brasileiro Alexandru Segal sendo testemunha da assinatura do contato. O livro foi publicado pela primeira vez no início da década de 1990 em dois volumes. A edição de Editora Solis ficará pronta antes do final deste ano. Será somente em 1(um) volume, que abrangerá todos os Brasileiros disputados de 1927 a 2008.
Novidade: Nesta nova edição, o livro epopéia do campeonato brasileiro também contará a história do Campeonato Brasileiro feminino de 1957 a 2009.
A nova edição do livro Epopéia do campeonato brasileiro terá número bem maior de fotos do que os dois volumes da primeira edição. (Texto e foto retirado do Blog Xadrez Vencedor)
Bem, como eu possuo estes dois livros publicados pelo Waldemar Costa (presentados por ele), posso acrescentar mais informações.
O primeiro volume foi lançado em 1993 e abrangia os campeonatos de 1927 a 1958. Já o segundo volume foi lançado em 1994 e abrangia os campeonatos de 1959 a 1993. Os dois volumes representam um excelente trabalho de pesquisa que visa resgatar a memória do xadrez brasileiro. Ambos possuem partidas, tabelas de classificação, diagramas e histórico do campeonato.
E, agora, em volume único, ampliado e que trará, ainda, os campeonatos brasileiros de 1994 a 2008. É um livro indispensável para aqueles que gostam do xadrez e para aqueles que querem desfrutar de uma agradável leitura. Parabéns ao jornalista e enxadrista Waldemar S. Costa!