domingo, 25 de março de 2012

136 - A ASSEMBLEIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Ainda não me manisfestei sobre o que aconteceu na última Assembleia da FEXERJ. Já fui em muitas, mas esta foi vergonhosa.A oposição, em qualquer estado democrático é saudável. Portanto, os desejos da Convergência e do Reynaldo são absolutamente legítimos. Ambos têm projetos e acredito que querem fazer algo em prol do xadrez fluminense.

Entretanto, os fins não justificam os meios! Se querem tirar o Barata do poder, que façam através das eleições para Presidente da FEXERJ. Não é reprovando as contas que conseguirão isto. Aliás, como reprovar as contas, se ninguém as conferiu, além do Conselho Fiscal? O único a verificar algo foi o Maia, representando o CXV. Ele indagou sobre o valor da despesa rubricada como "Taxas CBX", apresentei parte dos recibos e ele não quis ver o restante. Foi o único. O Reynaldo disse, na Assembleia, que precisavam de dez minutos para deliberarem e reprovar as contas! Puro ato político, para não dizer outra coisa. Para se reprovar contas, tem que apresentar fatos. Mas o fato apresentado foi: "Vamos reprovar as contas!"

Nos dias seguintes, recebi vários e-mails me ameaçando, o meu trabalho e, pasmem, até a minha família. Tenho todos eles devidamente arquivados. Quanto ao meu trabalho, me ameaçaram de me denunciar, em relação à Assembleia. Não sei que denúncia seria esta. Talvez, por ser Vice-Presidente Financeiro deveria estar trajando terno e gravata... Estive na quarta-feira de Cinzas na casa do meu amigo Amorim. Ele e meu outro grande amigo, Rafael Pires, me alertaram sobre isto. Eles acharam um absurdo.

Pesquisando na empresa onde trabalho, foi apresentada denúncia contra mim na Ouvidoria. Mas, claro, foi devidamente arquivada. A empresa onde trabalho tem coisas muito mais importantes para fazer...


É muito curioso verificar algumas coisas: o Reynaldo todos os anos aprovou as contas, mas desta vez, sem verificar nada, reprovou-as. As despesas da FEXERJ totalizaram aproximadamente R$ 20.000,00 anuais. Aproximadamente R$ 1.600,00 mensais. O Marcelo, o Eterno, se absteve. Mas como, se a relação dos jogadores inscritos e respectivos valores foi ele quem forneceu , com um ano de atraso (bem, isso é normal!)?

Não é porque eu não goste de A ou de B, que vou ser deslelal aos meus princípios. Por exemplo, não sou amigo do Waldemar Costa, já tivemos nossas diferenças (já resolvidas!), mas nunca vi em 25 anos de xadrez tamanha covardia como a que fizeram com ele. Não deixaram o JTC votar! Acho que até iria votar contra as contas. Mas, não importa! Era o direito dele e do clube. Mas, todos sabem o que aconteceu. Através da influência do Reynaldo, o presidente do JTC, constituiu como seu bastante procurador o Sr. Francisco Villanova. Francisco quem? Quantas partidas já disputou? O que ele já fez pelo xadrez?

Portanto, acho que é hora de debatermos, analisarmos no que podemos melhorar, objetivando o crescimento do xadrez em nosso estado, mas sem traições, discussões inóquas e atitudes mesquinhas.


2 comentários:

Migueis disse...

Marco, bom dia ! Esta é unica acertiva feita por alguem, em relação ao que ocorreu na tal AG. No entanto, nada se disse sobre a ATA, que é o documento oficial da tal reunião. Ela existe ? Foi, tramitada em cartório ? Até o momento, muito se tem dito, mas e a ATA ?
Por favor, nos informe!!
Migueis.

Marco Coutinho disse...

Prezado Migueis,

Muito bem perguntado. A Ata da AGO está em tramitação no RCPJ. Inclusive o Anzuategui e o Prof. Sylvio a verificaram. Porém, mesmo após a AGO ter sido encerrada, alguns clubes permaneceram no Municipal, mesmo com o clube fechando. Tenho notícia de que estes clubes protocolaram uma Ata, que creio ser totalmente irregular. Parece que o RCPJ vai determinar qual a Ata válida, ou seja, aquela assinada pelo Sylvio, Presidente da mesa, e por mim, Secretário da AGO.