quarta-feira, 4 de março de 2009

10 - PARABÉNS À CIDADE MARAVILHOSA!




No dia 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro completou 444 anos. Também é conhecida por Cidade Maravilhosa. Este epíteto, que a mesma recebeu do maranhense Coelho Neto, o "Príncipe dos Prosadores Brasileiros", escritor, jornalista e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, foi criado em 1908, nas páginas do jornal "A Notícia".
Estácio de Sá foi o fundador da cidade do Rio de Janeiro em 1º de março de 1565. O objetivo da fundação foi dar início à expulsaõ dos franceses, que já ocupavam a área há 10 anos. Morreu em 20 de fevereiro de 1567, um mês depois de expulsar os franceses, em consequência de uma infecção no rosto causada por uma flecha envenenada, que o feriu durante os combates.
Traço um paralelo com o xadrez do Rio de Janeiro. Já tivemos "franceses" no xadrez fluminense que só pilharam o pouco que tínhamos. Mas o xadrez do Rio de Janeiro (Estácio de Sá) expulsou os franceses. Mas, quando pensamos que tudo estava normal, uma flecha envenenada é atirada contra Estácio de Sá. Não obstante, nosso xadrez não morrerá e sim revitalizará e expulsará definitivamente os franceses.
Nesta data comemora-se algo mais singelo: um ano de fundação da AXXM, clube fundado com o intuito da prática e ensino do xadrez. Assim, o Rio de Janeiro ganha mais um aliado para expulsar de vez os franceses do nosso xadrez.

12 comentários:

Maiakowsky, um blog sobre xadrez (e algo mais!) disse...

Parabéns pelo aniversário da AXXM!Vida longa para a AXXM!!

Agora, caro Marco, quem são os "Franceses"?

Grande abraço!

Marco Coutinho disse...

Obrigado, Maia, pelas felicitações!
Os franceses são os apócrifos (conforme diz o José Costa) e outros... Garanto que não são nem você nem Amorim. Apesar de o Amorim se parecer um pouco (na fisionomia) com eles...

XADREZ CARIOCA disse...

Alvíssaras XEQUE-MATE! Bastiões de amor puro ao enxadrismo merecem muitos e muitos anos!

Hei! Como descobriu que sou descendente de franceses??? É verdade! Claro que não os franceses "aspados"...rs
Noves fora a derme achocolatada, oriunda da minha santa mãezinha, a família da minha avó paterna comia baguete e rareava nos banhos. Não o sobrenome Amorim, mas os Paixão. Não á toa, sou apaixonado pela música francesa, em particular Aznavour e Piaf, e a Comedié Française. Aliás, eu sou a própria imagem da miscigenação: franceses, portugueses, negros e índios contribuiram para o surgimento deste que voz escreve.
Após uma breve mostra da minha genealogia, reitero os parabéns ao AXXM e considerem-se, todos os amigos do Xeque Mate, felicitados.

Abraços,

AMORIM

Selmo Bastos disse...

Prezado Marco Coutinho,

Quero parabenizá-lo pelo belo trabalho da AXXM e ressaltar que ainda estou devendo uma visita ao seu clube.

Estive em Marechal Hermes, onde reside parte de meus familiares, infelizmente pelo velório de um ente querido.
Afastei-me da internet por motivo de trabalho e por achar que eu não me expressava bem e tinha pouco conhecimento para expor na rede.

Com os últimos acontecimentos estou me achando até culto, pois vejo a destruição da língua portuguesa ser posta online.

Felicidades e sucesso á toda equipe!!

P.S Só para facilitar seus leitores e aos destruidores eis o significado de apócrifos:

Apócrifo adj. 1. Sem autenticidade. 2. Rel. catól. Diz-se de um texto, ou de um livro, cuja autenticidade é duvidosa ou suspeita, ou não reconhecida pelo magistério eclesiástico.

Um grande abraço,

Selmo Bastos.

Anônimo disse...

marco quem ganha o macth entre o arruda e o barata?

Marco Coutinho disse...

Prezado Selmo,
Grato pelas elegantes palavras, mas, independente ao baixíssimo nível empregado por algumas pessoas, obviamente você possui um nível de conhecimentos que permite a você expressar-se, sobretudo em função de sua vasta experiência no mundo enxadrístico.
Agora, Alex (apesar de não saber quem vc é), em relação a este match, não tenho a mínima idéia de quem sairia vencedor.

Anônimo disse...

Olá, galera do Xadrez.
Estou me apresentando neste blog para expressar as minhas mais profundas admirações pela prática deste esporte.
Tenho acompanhado a aventura do xadrez no nosso Rio de Janeiro e acredito, não obstante aos diversos entraves que a nossa administração pública nos impõe, que podemos alcançar excelentes posições na prática deste esporte maravilhoso.
Quero parabenizar ao administrador deste excelente blog, que busca, de forma incansável, manter os admiradores do Xadrez muito bem informados, tendo como visitantes os dignitário enxadristas de altíssimo nível, tais como Maia, Selmo Bastos, Wagner Peixoto e tantos mais.
Quero neste momento solicitar ao prezado administrador deste blog e aos demais visitantes do mesmo, permissão para começar a fazer parte deste seleto grupo de combatentes do Xadrez, que mostram seu amor pelo esporte não só no interior das 64 casas mas também lutando para manter acesa a tocha do esporte de Caissa.
Abraços enxadrísticos a todos.

Atenciosamente,
Ortsac Oidualc (C.C.)

Marco Coutinho disse...

Prezado Mestre,
Enquanto existir a chama acesa e incandescente do xadrez, haverá também aqueles que sempre irão lutar para que o mesmo se fortaleça. Parece-me que este é o objetivo princiapl da maioria dos blogs de xadrez que se espalham pelo Brasil. E espero que o mesmo aconteça.

Anônimo disse...

Prezados amigos do XADREZ,

Estive pensando na realização de um encontro de dirigentes, atletas e interessados, não só para se tratar de assuntos ligados ao xadrez como jogo, mas como terapia ocupacional ou atividade de ressocialização.
Estive observando que pessoas portadoras de problemas depressivos têm sido tratadas através do emprego de métodos ocupacionais que estão aquém de suas capacidades intelectuais.
Estes métodos de tratamento têm acentuado o grau depressivo dos pacientes pois acabam por terem seus tempos tomados por práticas puramente mecânicas que não passam de métodos generalizados a todos os portadores, sem levar em consideração a questão de forma individual. Para elas, acredito, a prática do Xadrez iria, não só ocupar-lhes o tempo de ócio, mas também fazerem-lhe perceber que possuem capacidades que desconhecem.
Pode-se também tratar de assuntos como a prática do xadrez por excluídos sociais, tais como portadores de doenças, presidiários, etc.
Imaginemos o Xadrez implantado nas penitenciárias com o propósito de desenvolver uma educação social bem mais elevada aos detentos, facilitando, inclusive, na sua resocialização?
Acredito que seria um grande projeto que um Clube de Xadrez, tal como a AXXM, poderia propor, através da FEXERJ, para um desses Ministérios do Governo. Existem verbas que são liberadas para o financiamento de projetos educacionais através de órgãos como o Miistério da Educação.
Taí a minha sugestão que acredito será somente o início delas.
Espero poder tomar conhecimento do ponto de vistas dos demais companheiros.
Abraços a todos.

Atenciosamente,
Ortsac Oidualc (C.C.)

Celso Renato disse...

Mestre Marco, só uma correção para o nosso querido amigo anônimo, ele faz parte sim de um grupo seleto de jogadores fortes, acredito apenas que só acontece com ele o que acontece com muitos de nós,pois não possuimos tempo suficiente para esturdarmos o necessário para jogarmos de igual para igual com os Mestres em geral e nos tornarmos Mestres iguais a eles, mas mesmo assim as vezes surpreendemos.
Nosso amigo anônimo anda meio sumido e as idéias dele são conhecidas e semelhantes as nossas, e sabemos o quanto é dificil colocamos a teoria na pratica, mas precisamos tentar sempre, acredito que um dia colheremos os frutos do nosso esforço, e com certeza veremos nossos projetos estabelecidos.
Mestre anônimo só jogamos uma partida e voce me ganhou num lance tipicamente de capivara, mas espero ansiosamente pela forra, rs
"Maluca"!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marco Coutinho disse...

Só acho curioso algumas pessoas postarem bobagens sobre o nosso clube em outros sítios e não possuírem a suficiente hombridade de expor neste blog, a fim de ouvirem as respostas verdadeiras que emanam daqueles que agem em prol do xadrez carioca (e, por conseguinte, xadrez fluminense).