quinta-feira, 20 de outubro de 2011

130 - CONSIDERAÇÕES E SUGESTÕES PARA O INTERCLUBES

Bem, nesta postagem vou tecer algumas considerações e sugestões para o Interclubes. Antes de tudo, é uma consideração de um enxadrista com grande experiência no xadrez do nosso estado. Para se ter ideia, possuo, até o dia de hoje, 1178 partidas disputadas, sendo o quinto no ranking da FEXERJ na relação de jogadores por número de partidas. Já fui classe C, B e A, mas voltei à classe B (de onde, talvez, nunca deveria ter saído!). Participei de 15 Interclubes, como jogador, nas três categorias. Isto só para exemplificar a experiência que possuo, tendo sido ainda presidente de clube de xadrez, além de ser árbitro FEXERJ.

Muitos reclamaram sobre as equipes biônicas. Mas, não vi ninguém apresentar uma alternativa ou uma solução. Se verificarmos os regulamentos da FEXERJ, observamos, no Capítulo VI, nenhuma restrição a este fato. Mas, concordo que tal ocorrência beira à aberração. Minha proposta é: acrescentar, no art. 26 do citado regulamento, que o atleta, para disputar o Interclubes, deverá ter disputado, no ano, pelo menos um torneio pensado FEXERJ federado por alguma entidade de xadrez de nosso estado (não valeria internos dos clubes, a fim de não haver possibilidade de fraude). Sendo assim, por exemplo, para o Interclubes de 2012, o enxadrista deverá ter disputado um dos torneios pensados da FEXERJ, no ano de 2012.

Outra questão que defendo é que só poderá haver filiação ou transferência de atleta, no máximo em até três meses antes do início previsto do Interclubes (constante no calendário FEXERJ).

Agora outra preocupação, não expressa em nenhuma mídia até agora. Se continuarmos deste jeito, em breve teremos mais equipes do TTC do que todas as outras equipes somadas. Não é culpa do TTC. Mas, como o TTC é o clube de xadrez que mais contrata em nosso estado, creio que algumas medidas devem ser tomadas, sob pena de impossibilidade de participação de algumas entidades no Interclubes, ou, até, no pior cenário, a extinção de alguns co-irmãos. A medida seria limitar a inscrição de, no máximo, três equipes de cada clube em cada categoria, sendo necessário modificar o § 2º do art. 26. As exceções seriam a possibilidade de inscrever uma equipe feminina (quarta equipe) e uma equipe sub-14 (quinta equipe). As exceções se justificam por motivos óbvios: alavancar o xadrez feminino em nosso estado e possibilitar o aparecimento de novos talentos.

Quero ressaltar que o TTC, ao colocar cinco equipes para disputar o Interclubes na mesma categoria, não está infringindo o Regulamento. Tal fato era impensável há alguns anos atrás. Mas, os regramentos de uma sociedade não são imutáveis. Pelo contrário, estes devem ser alterados no momento em que se altera o status quo.

Outro fato a se considerar é o seguinte: todos os diretores de clubes querem ser campeões. Mas, os fins não justificam os meios. Vimos, novamente, diversas pessoas se manifestarem das mais diversas formas: alertando para acionar ou parar o relógio, se sentando ao lado do enxadrista de sua equipe (principalmente no C) para indicar lance, através de sinais,etc. Devemos ser éticos e devemos estar atentos para estas práticas desonestas. Temos o dever de denunciar ao observarmos estas práticas. E aí não estou falando de Convergência ou de FEXERJ. Estou falando de xadrez levado a sério. Se nós não damos exemplo, como podemos cobrar de outros?

Espero que reflitamos sobre o assunto e que surjam outras opiniões.

9 comentários:

Migueis disse...

Marco, boa tarde! Bom que vc pense assim. Muita gente critica, mas, não apresenta idéias. Um Pouco semelhante a sua, apresentei, anos atrás, uma sugestão. Nem houve qualquer tipo de consideração a mesma. E assim vai o nosso xadrez. Muitas criticas, todas consideraveis, mas, pouquissimas idéias. A oposição, salvo alguns poucos, limitam-se a criticar. Lamentavel, mas, que a sua idéia progrida. Migueis.

Marco Coutinho disse...

Fala, Migueis!
Acho importante toda a comunidade enxadrística pensar neste e em outros assuntos. Todo ano ouve-se as mesmas reclamações: equipes biônicas, excesso de equipes de um clube só, etc. Mas, passa-se um mês e ninguém fala no assunto. Por isso é interssante que os atletas conversem entre si, levando suas sugestões para os diretores de clubes, para que se inicie um fórum de discussões a fim de tentarmos modificar o Regulamento de Jogos. Poderia se fazer um esboço de um novo regulamento para posteriormente se votar em assembleia específica.

Blog XadrezLivre! disse...

1º comentário
Prezado Marco;
Realmente há que se ter limites de equipes. Na fórmula 1, nenhuma scuderia pode ter mais do 2 carros no grid. Não sei quantas no ITC, mas realmente 5, é um nº exagerado. É óbvio que se eu fosse do TTC acharia ótimo, entretanto é uma disputa desigual, principalmente quando há obrigações para a disputa do Troféu Geral da competição.

Blog XadrezLivre disse...

2º comentário
Outra questão relevante é quanto a arbitragem.
Faltam árbitros para este evento. A vinda de 2 importantes árbitros de SP não resolveu o problema. Se houvesse árbitro acompanhando os últimos 2min. do match CFCSN x CFXC duvido que o atleta teria a "cara de pau" de parar o relógio e fazer o lance...
E perguntar ofende?
Como pode alguém ser árbitro geral sendo AF e os dois AI serem auxiliares?
E ainda mais, como pode alguém ser árbitro e capitão de equipe de classe inferior a sua?
Como pode haver classe A capitão da classe B? É justo?

Cláudio Garcia disse...

Acho que,quanto mais participantes,melhor.O que poderia ser mudado no regulamento é que somente a melhor das equipes inscritas contaria pontos para a classificação geral.isso evitaria o que ocorreu esse ano : apenas uma equipe pontuou nas 3 categorias...Marquinho,parabéns pelo título na C...Cláudio Garcia

AF Paulo C. Levy disse...

Companheiros,
na Assembléia Estatutária de 2000, eu propus, entre outras, a Eleição Direta e a alteração do Regulamento para o Interclubes.
Minha proposta era de uma "carência de 6 meses de filiação dos atletas", "participação em pelo menos 1 evento oficial do Estado".
Esta proposta, por consenso, houve redução para 3 meses da carência, e acrescentada a obrigação de transferência na CBX.
Neste formato final, a proposta foi APROVADA.
Ao final da Assembléia, o Secretário, Rafael Pires, entregou os registros das discussões e aprovações ao, então (e ainda) Presidente Ricardo Barata.
Mais tarde, quando pudemos ver o que seria a Ata da
Assembléia, notamos que o referido Presidente, havia simplesmente descartada a aprovação citada.
Ato absurdamente ilegal!!
Quero com isso afirmar que já surgiram sugestões, alternativas e até REGRA APROVADA em Assmebléia Estatutária, mas foram todas descartadas, até por postura ilegal.
Estas Regras aprovadas em 2000, mais alterações na forma de pontuar das Equipes, poderiam, pelo menos, minimizar estas aberrações!
Mas que tal, marcarmos um "Encontro dos Enxadristas do Rio de Janeiro", para discutirmos sinceramente estas e outras possibilidades para o nosso (verdadeiramente) Amado Xadrez do Rio de Janeiro??
Fica aqui a proposta para o Evento!!

Abraços!

AF Paulo C. Levy disse...

Anderson (Xadrez Livre é você, não é?),
como sou coerente com meu espírito socialista e democrático, eu, mesmo sendo TTC, não acho ótimo, esta quantidade de equipes, nem de equipe contratada do TTC!
Sobre arbitragem:
foram 3 árbitros de São Paulo, AI Marius, AF Christian e AN Patrícia.
Você que tem experiência em organizar competições, sabe que não é nada fácil ter árbitros suficientes para acompanhar todoas as mesas em "apuro de tempo".
Ser capitão e árbitro, também não me agrada eticamente.
Porém, o Árbitro e Capitão em questão, manteve uma postura altamente ética nesta questão.
Quanto a reclamação de Classe 'A' ser Capitão de Equipe Classe 'B', simplesmente não procede.

Abraços.

Anônimo disse...

Marco, temos que achar uma solução urgente, ano que vem, se continuar assim, o interclubes vai ficar parecido com o campeonato Estadual de Basquete, Flamengo (Campeão) e outros quatro clubes disputando o segundo lugar. No caso do interclubes, nem segundo lugar existirá se não forem mudadas algumas regras do torneio.

AF Paulo C. Levy disse...

Não chegaremos a lugar algum, sem muita discussão, diálogo e transparência. Aliás, 'Anônimo', você poderia dar o primeiro passo, se identificando nos próximos 'posts'!!