quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

5 - SILAS CARVALHO: CAMPEÃO CARIOCA DE 2008

Foi realizado nos dias 19 e 20 de dezembro deste ano, o XXXIII Campeonato Carioca, com a reabertura do salão de xadrez do Tijuca Tênis Clube, quiçá a melhor sala para a prática deste nobre esporte do Rio de Janeiro. Com participação de 46 enxadristas, excelente arbitragem do AM Paulo Cesar Levy e eficiente direção de Sérgio Dias, tivemos a definição, em seis rodadas, em sistema suíço, do campeão carioca de 2008: Silas Carvalho Fernandes, do Clube Municipal (CMUN). Aliás, tivemos uma presença maciça de atletas do Clube Municipal, com 19 atletas. A seguir, AXXM, com seis atletas; TTC, com seis atletas; AABB:RIO, com quatro atletas; PSXC, com três atletas; ALEX, com três atletas; CXGR, com dois atletas; HSCER, com dois atletas e JTC,com um atleta. Tivemos, assim, o campeão Silas Carvalho, do CMUN, com 5,5 pts; em segundo, o jovem promissor Jorge Luiz Medeiros, do PSXC, com 5 pts; em terceiro, o atleta revelação, Bruno Cava, da AXXM, com 5 pontos; em quarto lugar, o forte atleta Herlon Assunção, da AXXM, com 5 pts; em quinto lugar, Rodrigo Zacarias, do CMUN, com 4,5 pts e, em sexto lugar, o MF Ricardo Teixeira, do TTC, com 4,5 pts. A competição classificou até o 16º colocado para o Estadual, com data marcada para os dias 10, 11, 17 e 18 de janeiro de 2009, também no TTC. O 17º colocado, o boa praça Willy Petrenko, do PSXC, é o único reserva. Destaque para a AXXM, com a terceira colocação do Bruno Cava e a quarta colocação do Herlon Assunção. As outras classificações dos atletas da AXXM foram: em 20º lugar, Marco Coutinho; em 34º, nosso presidente Eduardo Anzuategui; em 38º, o companheiro Rodolfo Galdino e, em 45º, nosso vice-presidente Perivaldo Santana.Veja a classificação completa aqui.
A todos, o desejo de um Feliz Natal e um excelente 2009, com muitas conquistas. Gostaria de finalizar com uma frase de William Steinitz: " Xadrez não é para almas tímidas."

14 comentários:

Anônimo disse...

feliz natal marco e parabens pelo blog cada vez melhor e vamos marcar um ping aqui em casa

Eduardo Anzuategui disse...

Por acaso você conhece alguma alma tímida?
Eduardo Anzuategui

Anônimo disse...

marco, os treinamentos de ping fizeram bem ao lucas ele deve jogar o estadual absoluto e ser o mais novo da historia a consegui-lo com 10 anos ( anteriormente foi o diego com 13 anos)

Marco Coutinho disse...

Wagner, vamos marcar sim. É uma boa possibilidade de ter aulas de graça!!Rsrsrsrs
Eduardo, o que mais existe no xadrez são almas tímidas!!!

Elci Pereira Diniz disse...

O AXXM esta de parabéns ainda não completou um aninho e já esta fazendo historia no xadrez carioca, com o Bruno Cava em 3º e o Herlon Assunção em 4º desejo sorte na final do Estadual e o Bruno deverá ser recordista da FEXERJ pois provavelmente terá o maior primeiro rating publicado da historia da FEXERJ, pois seu rating ainda é C.
Parabéns também ao Silas e ao Jorge( futuro MF) que muitos estavam insinuando não jogar bem, mais mesmo jogando linhas esquisitas demonstra ser bom jogador.
Parabéns pelo blog e que em 2009 consiga mais sucesso ainda.

Elci

Marco Coutinho disse...

Elci, obrigado pelas palavras.
Nosso clube tem apenas seis meses,estamos trabalhando e ainda precisamos trablhar muito mais ainda.
Sobre o Jorge Luiz: conheci ele no PSXC, conversamos muito, dei muitas dicas a ele. Quem diz que ele não joga bem, não entende de xadrez ou é alguém invejoso.O Jorge ainda vai crescer no xadrez. Acho que pode até chegar a MI.
Até a próxima!

Anônimo disse...

Meu amigo, acabei de ler o seu comentário e o do Elci... MI é forçar muito rsrs + de qualquer forma muito obrigado pelo carinho e sim é verdade sobre as dicas q me deste e ainda da, detalhe que isso já vem de longa data, vc foi sem duvida junto com o Vadinho o meu maior incentivador no xadrez, as vezes polémico, contraditório porem integro, sincero e tbm uma pessoa com senso critico e inteligencia ímpar, parabéns pelo blog e principalmente parabéns pelo recém-fundado clube q mesmo ainda pequeno mostra a sua força levando mais atletas ao Carioca do que muitos clubes tradicionais do nosso estado, jogador sempre combativo, amigo presente e conselheiro... grato por tudo Mestre, grande abraço!!!!!!!!
Jorge Luiz Cabral Medeiros

Anônimo disse...

jorge esta colhendo o que plantou pelo bom trabalho que fizeste em 2008, vc esta de parabens e não precisa provar nada a ninguem de seu amigo wagner peixoto

herlonassuncao disse...

Obrigado, Marco, pelas palavras - tirando a parte do forte atleta...hahaha...

herlonassuncao disse...

Elci, obrigado pelas palavras; ainda não nos conhecemos - desculpe, o amigo é de onde?
Pouca gente percebeu -ou melhor, fingiu não perceber - o grande êxito obtido pela AXXM, como um todo, e não me refiro "apenas" à 3ª colocação do Bruno Caca,ou à minha mesmo.
Como vc bem salientou, os nossos companheiros de Clube estão todos de parabéns, pois com poucos meses de existência somos já uma realidade -e digo sempre, estamos fazendo a História!
O resultado desportivo final é de todos nós.
Abraço, Elci. Espero amntermos contato.
Herlon.

Eduardo Anzuategui disse...

Já que estamos falando da AXXM aproveito a ocasião para convidar-los a participar dos próximos torneios: Sábado 03 de janeiro o primeiro pingue de 2009 e quinta 08 de janeiro o 1º Torneio Arthur Napoleão.
Abraços e bom ano novo.
Anzuategui

Marco Coutinho disse...

Wagner, mais uma vez agradeço as palavras bondosas do amigo.
Temos ainda que enaltecer a Diretoria e atletas da AXXM, que, durante o ano de 2008, se empenharam para, em seis meses, dar visibilidade ao clube.Cumpre, ainda, elogiar o trabalho árduo do nosso Presidente, Eduardo Anzuategui, do labor de nosso incansável Vice-Presidente, Perivaldo Santana, do apoio incondicional de nosso Tesoureiro, Anselmo Góis e do nosso sócio-professor-campeão-colaborador, Herlon Assunção. Sem a a ajuda dessas pessoas, sustentados por nossos sócios (somos apenas quinze!), nada disto teria acontecido. Mas, vamos nos preparar para em 2009 podermos crescer ainda mais, difundindo o xadrez em nossa região.
Obrigado a todos!!!

herlonassuncao disse...

Marco, obrigado.
Depois lhe pago um almoço.

Anônimo disse...

Nunca vi tanta rasgação de sêda!!!!!