segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

142 - POPULAR DE VERÃO

Foi realizado, nos dias 07 e 08 de fevereiro, o Estadual Popular de Verão, nas excelentes dependências do ASA (novo clube filiado à FEXERJ).
O torneio contou com mais de 90 participantes e transcorreu em clima harmonioso e teve como campeão o MI Marcus Vinicius (conhecido como Ovelha), do CXRJ (novo clube filiado à FEXERJ, sob direção do MF Eduardo Arruda). Em segundo lugar o IM Luís Rodi (ARG) e em terceiro lugar o MF Wagner Peixoto, do CXRJ. O melhor classe B foi o Rodrigo Requião, do CMUN, o melhor classe C foi o Frederico Argolo, da ALEX. O melhor veterano foi o Maurício Horta, com 86 anos! Melhor feminino, Clarice Monnerat, do CXTR. Finalmente, melhor sub-14, o Felipe Weinschutz Mello, do TTC. Os pais Patrick Monnerat e Flávio Weinshutz Mello certamente ficaram muito orgulhosos. Parabéns!
Em relação à minha participação, venci quatro partidas e perdi duas. Em uma delas perdi porque meu aparelho celular tocou. Celular novo, smartphone... O grande Vinicius Vilela me recomendou: "Tira a bateria do aparelho." Por que não me falou antes, Mestre?
Em relação à arbitragem não vi maiores problemas. Observei que os dois auxiliares, os AAd Felipe Fernandes e Matheus Correa estavam sempre observando as partidas, atuando com discrição e eficiência. Espero que prossigam na arbitragem, pois necessitamos de renovar o quadro.
Porém, teve uma situação que até peço opinião dos nossos AN's: houve uma partida, do Rodrigo Requião e Maurício Horta, que teria ocorrido a mesma posição no tabuleiro por três vezes. O Rodrigo Requião, condutor das brancas, chamou o árbitro e informou que estava solicitando empate por repetição de lances e que realizaria determinado lance, conforme artigo 9.2, "a", das Regras do Xadrez. Entretanto, ambos os jogadores já haviam entrado no apuro de tempo e eles não estavam anotando a partida, como a  regra os faculta. A pergunta que sefaz é: como se prova que houve repetição de lances, se as planilhas não estavam sendo anotadas? E se a reconstituição não é possível? Ou, ao invés de tentar reconstituir a partida, o árbitro solicita que siga a partida, observando-a, para verificar se vai ocorrer novamente esta situação?
Já tenho a meu julgamento. Queria apenas ouvir o julgamento dos colegas, com a devida fundamentação.

Nenhum comentário: