sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

133 - NOVIDADES NO XADREZ

A Diretoria da FIDE, após congresso técnico realizado na cidade de Cracóvia (Polônia), elaborou novos critérios sobre escolha de critérios de desempate, a serem utilizados em competições válidas para rating e títulos FIDE.

Segundo informações constantes no site da CBX, deverão ser aplicados nos torneios individuais CBX realizados a partir do corrente ano os seguintes critérios de desempate:

Sistema Round Robin
1º critério - Confronto Direto (código 11)
2º critério - Maior nº de vitórias (código 12)
3º critério - Sonneborn-Berger (código 52)
4º critério - Maior nº de partidas com peças pretas (código 53)
5º critério - Sistema Koya (código 45)

Sistema Suíço
1º critério - Confronto Direto (código 11)
2º critério - Maior nº de vitórias (código 12)
3º critério - Maior nº de partidas com peças pretas (código 53)
4º critério - Buchholz com corte do pior resultado (código 37)
5º critério - Buchholz sem corte (código 37)

OBS: partidas não efetivamente jogadas serão computadas como uma partida contra um oponente virtual, devendo ser selecionada a opção correspondente no software de emparceiramento Swiss Manager.

A CBX, pelo que consta no site da mesma, mudou o formato dos campeonatos sub-16, sub-18 e sub-20. A CBX optou pelo Campeonato Brasleiro de Jovens (sub-16). Neste ano, poderá disputar os nascidos a partir do ano de 1986. O campeonato será realizado no famoso Clube de Xadrez de São Paulo, entre os dias 18 e 21 de fevereiro (no Carnaval). O valor de inscrição é de R$ 80,00 por atleta. (!!)


Eu só queria uma informação: se o intuito é fomentar o xadrez por todo o território nacional, por que esta taxa tão alta, que, certamente inviabiliza a participação de vários de nossos enxadristas. Creio que esta dúvida, outros enxadristas também a têm.


Além disto, há uma questão associada ao Programa Bolsa Atleta, cuja decisão pelo benefício é do Ministério do Esporte. Segundo o site da CBX, a configuração deste Programa prevê apenas uma categoria de idade até 26 anos. Serão definidos os três primeiros colocados, em ambos os naipes, para fins de indicação ao Bolsa Atleta.




Nenhum comentário: