sábado, 25 de dezembro de 2010

100 - E SE ESTE TORNEIO FOSSE NO RJ?

Este torneio aconteceu na cidade de Ahmedabad, cidade que mais cresce na Índia e a 3ª do mundo em índice de crescimento. A curiosidade foi o nº de participantes: 22.480! O evento entrou para o livro dos recordes, Guiness Book of Records.
Vemos na imagem que não tinha sala climatizada, já que o torneio foi disputado em ar livre. Com um calor de 37 graus (!). Se fosse no RJ.... Talvez se diria: "Que calor insuportável! Que desorganização! Faltou uma planilha na mesa 8.335! Que absurdo!"
Vamos ser críticos, mas sem perder a noção das coisas: alguém vai a um estádio de futebol, com ar condicionado? Sambódromo, nem pensar! Estamos excetuando, obviamente, os camarotes.
Vamos pensar mais um pouco antes de falar ou escrever!
FELIZ NATAL A TODOS!

9 comentários:

Felipe R. disse...

Queria achar um blog assim com torneios em São Paulo! Estou preparando um curso de xadrez no meu blog, aceito sugestões!

http://para-todos-e-sobre-tudo.blogspot.com/

Anônimo disse...

foi uma simultânea. Ou você é burro ou é mal intencionado.

amasca disse...

Olah Marcos,

parabens por achar foto tao marcante, que simboliza bem o forte trabalho feito na India em prol do Xadrez. Nao eh a toa que possuem o atual campeao mundial e tantos GMs de primeirissima linha, tanto no masculino como no feminino (Konneru Humpy era a favorita ao titulo mundial, mas foi eliminada nas semifinais para a atual campea mundial, a chinesa How Yifan)

Claro que o evento da foto tinha um objetivo claro de massificacao e propaganda, e provavelmente com jovens em sua grande maioria. conseguir organizar um mega evento desses, com mais de 22 mil enxadristas, nao deve ter sido facil !

Mas a India nao faz xadrez apenas nesses moldes. A titulo de exemplo, veja o link de fotos a seguir, de um recente memorial em honra de um oficial da forca aerea indiana realizado recentemente na cidade de Nova Delhi e compare com qualquer realidade nossa.

http://www.delhichess.com/tournaments/3rd_Air_Marshal/Album1.htm

A critica construtiva e a devida evolucao para melhor fazem parte de um processo democratico e salutar. Perseverar na baixa qualidade e ofender-se com alternativas que buscam melhoria
nao deveria ser o principal menu da pauta politica do xadrez fluminense.

Aproveito para parabenizar a AXXM pelos continuos eventos realizados na zona oeste e pelo seu ultimo triunfo pessoal no torneio da AABB-Rio.

Grande abraco, com muito xadrez em 2011!

MF Alberto Mascarenhas

Marco Coutinho disse...

Prezado Felipe, em SP existem alguns blogs que posso te indicar: Blog do MI Krikor (tem um link neste blog),Blog do Disconzi,Blog do Joca e outros, todos de excelente qualidade.
Anônimo, não respondo a quem não se identifica.
Prezado Mascarenhas, obrigado pelos elogios, já tive o prazer de jogar contra você, mas não "vi a cor da bola". Em relação a este torneio na Índia, certamente lá existe um grande movimento em prol do xadrez, obviamente muito mais difundido com o título do Anand. Mas não esqueçamos que a pequena ilha de Cuba também realiza eventos grandiosos, até maior do que este, se levarmos em conta a diferença enorme entre a população destes dois países.

Abraços a todos os que acompanharam este blog e feliz 2011, com muitas realizações enxadrísticas em nosso estado.

amasca disse...

Oi Marco,

Pena que com a tremenda recessao que os cubanos enfrentam desde que a URSS (depois Russia) deixou de apoia-los, as atividades culturais, como o xadrez, tenham sofrido algum impacto. Basta reparar como tem gm cubano correndo o mundo para sobreviver.

E olhando aquela foto da India, reparei mais um detalhe interessante... a area toda representa, creio eu, um grande tabuleiro de xadrez (repare nas tonalidades brancas e pretas)

Um abraco,

MF Alberto Mascarenhas

Unknown disse...

Marco, boa tarde.
Eu sinceramente acho que vc confundiu as coisas. Aqueles jogadores tinham um objetivo claro que era QUEBRAR UM RECORDE DO GUINESS. Nestas condições, os jogadores estavam perfeitamente cientes do cenário que iria ter (calor, desconforto, barulho,etc). Mas quando se vai jogar XADREZ SÉRIO, os jogadores merecem um ambiente condizente com a prática enxadrística (ambiente calmo, climatizado e tb as planilhas, só para citar alguns ítens). Então quando as pessoas reclamam, é pq elas querem jogar xadrez sério e não quebrar um recorde. Quando se reclama é pq as condições a que os jogadores ficam sendo sujeitados não permitem praticar nosso esporte, de forma digna. E é como vc disse: precisa pensar um pouco mais antes de escrever.

Marco Coutinho disse...

Prezado Alexandre,

Jogo xadrez há 25 anos aproximadamente. Já joguei torneios em locais tão ou mais quentes que na quadra da AABB-RIO (antigamente não tínhamos ar condicionado, no máximo ventiladores). Claro que o calor é prejudicia1. Mas, convenientemente, se esquece que os últimos Populares foram realizados em salas com ar condicionado. Infelizmente, no RJ, não há clube de xadrez que possua salão para mais de 200 jogadores. É muito fácil criticar, principalmente para quem nunca foi dirigente. Vamos pensar antes de acrever!

Unknown disse...

Marco, bom dia.
Claro que eu me lembro dos Populares de 2008 e 2009 na AABB com salão climatizado. Acontece que não é isso que está sendo discutido no seu post. A questão é extremamente simples: AS CRÍTICAS SÃO CONTÍNUAS E REPETITIVAS, e partem de várias pessoas. Dificuldade de obter um espaço p/ comportar 150 pessoas é perfeitamente compreensível. Que a quadra de esportes da AABB era quente ninguém tem dúvidas, mas devo partir do princípio(mesmo sem ser dirigente) de que aquele foi o melhor local que se obteve para realizar o Popular. Mas ter o fato RECORRENTE de atraso, fazendo com que o que já estava previsto terminar tarde, terminasse MUITO TARDE é cruel. O papel das críticas( a palavra sendo usada como sinônimo de CONSELHO), seria a correção de erros pontuais, de maneira que a cada torneio feito, fosse melhorando a qualidade do evento e consequetemente ter uma fluidez maior. Mas, o que se observa é que pouco adianta fazer as críticas=dar conselho, porque ao longo do ano, o que se viu foi a repetição dos fatos, fatos estes que se repetem ao longo dos anos. Muitas das pessoas que falam não estão interessadas em situação versus oposição, elas querem apenas jogar com a melhor condição possível.

O caminho natural das coisas deve ser a evolução. Se ontem era ventilador, hoje tem que ter ar condicionado; se ontem começava o torneio com atraso, hoje tem que começar na hora.

Assim como você, também já joguei em condições ruins mas sempre soube diferenciar quando era culpa do contexto (Ex: xadrez na praça não tem como querer ar condicionado) quando era culpa da organização (Ex: torneio em uma sala que o ar condicionado não funciona e que a iluminação é deficiente) quando a organização não vistoriou o local e por isso, não sabia que ali não havia condições de se fazer um evento de xadrez. Para poder ver a diferença, não precisa ser dirigente basta a aplicação do bom senso.

Espero que os leitores desse comentário entendam as sutilezas e diferenças entre coisas que parecem serem iguais mas que possuem diferenças fundamentais. A falta de percepção desse fato é que turva e dificulta o diálogo como também a busca para a solução dos nossos problemas.

Marco Coutinho disse...

Prezado Alexandre,

Creio que o local tenha sido vistoriado antes, mas nem sempre é fácil se obter uma sala com ar condicionado poara um torneio de 300 (trezentas) pessoas. Pelo menos, era a previsão.
Quanto ao atraso, você tem completa razão. Já falei sobre isto: é INADMISSÍVEL atrasos na primeira rodada, a não ser por motivos alheios à organização do evento. Realmente, o atraso no Popular não poderia acontecer. Aliás, atraso em quaisquer torneios.
Esperemos que 2011 seja diferente.