sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

140 - NOVA FEXERJ

Após algum tempo, volto a postar algo. E, como o ano de 2012 já passou, creio que devamos efetuar um balanço e estabelecer metas.

Certamente, o ano de 2012, para o xadrez do estado do Rio de Janeiro, foi bastante agitado. Apesar de haver disputas judiciais em andamento, o MF Alberto Mascarenhas é o atual presidente da FEXERJ.

Entretanto, trata-se de águas passadas. Impõe-se, portanto, uma pergunta: a FEXERJ melhorou?

É inegável que a atual diretoria tem se empenhado bastante, experiência. Promoveu provas interessantes no ano passado, apesar de ter realizado o Campeonato Popular em Três Rios, tradicionalmente disputado na cidade do Rio de Janeiro, com uma média mínima de 100 jogadores. O do ano passado tinha uns trinta e pouco participantes. Observamos a volta de alguns enxadristas, que já não jogavam torneios há algum tempo. E isto foi um fato positivo.

Agora, em 2013, teremos um Popular. Diferentemente do modelo anterior, que os jogadores só se enfrentavam em suas respectivas categorias, o deste ano será todos se enfrentando em um grupo único. Porém, a premiação acontecerá em quatro categorias: duas faixas de premiação para a Classe A, outra para a B e outra para a C. Em reunião já foi levantada a idéia de acabar com os tradicionais torneios por faixa de rating. Nesta proposta, não haveria mais Campeonato Classe A, B ou C. Felizmente, esta invenção foi rejeitada.

Agora, assisto a criação da anuidade para enxadrista. Esta já era prevista em regulamento, mas nunca foi implantada. Não sei se dará certo, mas é uma tentativa. Resta saber o que os enxadristas pensam dessas mudanças.