sábado, 31 de outubro de 2009

72 - NOVOS TORNEIOS NA AXXM

Iniciará, no dia 04/11 (quarta-feira), o II Torneio Marechal Hermes. O torneio tem duração de 1:30h, para cada atleta, e inicia às 19:30h. Estão inscritos: Adriano Valentim, Anselmo Góis, Edvaldo Farias, José Rodrigues, Leandro Coutinho, Marco Coutinho, Perivaldo Santana e Renato Carvalho. As inscrições encerram-se no dia 03/11, às 20h e podem ser efetuadas através do tel 9389-7107 (Marco) ou via e-mail: castrocoutinhocont@globo.com. A taxa de inscrição é de R$ 10,00. Sócios da AXXM estão isentos da inscrição.
E, no dia 07/11, teremos a XI etapa do Circuito Xeque Mate de Xadrez Relâmpago. Para este torneio, não há taxa de inscrição. Estão todos convidados a participar de nossos torneios, lembrando que todos eles começam rigorosamente no horário estipulado.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

71 - INTERCLUBES 2009 - CONSIDERAÇÕES

Na foto,da esquerda para a direita: AN Ricardo Barata, Presidente da FEXERJ; Aae Marco Coutinho, da AXXM; AI Friedrich Salamon, Presidente do Conselho de Árbitros, grande benemérito do xadrez brasileiro; e AF Marcelo Einhorn, Vice-Presidente da FEXERJ)

O Interclubes realizado este ano nos leva, certamente, a profundas reflexões. No quesito estrututa, excepcional, com exceção da iluminação. O TTC se supera a cada evento, de forma positiva, com participação fundamental do Sérgio Dias.
Quanto à parte técnica, alguns comentários. Havia poucos árbitros, sendo que alguns mal preparados. Faltou também disciplina. Não pode um árbitro discutir com um atleta. O recomendável é chamar sua atenção, de forma educada, em voz baixa. Se este persiste na reclamação, existem as penalidades aplicáveis a cada caso. Se um enxadrista levanta a voz perante o árbitro deve ser imediatamente retirado do torneio e expulso do salão. No caso de Interclubes, até a equipe é passível de punição.
Para se haver um Interclubes mais organizado, creio que deve existir um Congresso Técnico, no mínimo uma semana antes, com a presença da diretoria da FEXERJ, do Conselho de Árbitros e dos presidentes das agremiações que disputarão o certame. A data limite de inscrição para o campeonato tem de ser respeitado e, um dia após o término das inscrições, publicado na página eletrônica da FEXERJ, com a composição das equipes. Evitaria que, conforme aconteceu com a AXXM,um atleta sem rating, quarto tabuleiro, jogasse no primeiro tabuleiro, pois tinha o famoso "grampo" (atleta que não é federado, disputa alguns torneios e seu nome não sai na listagem). E o que é pior: sequer fomos avisados, nem por telefone, e-mail, msn, torpedo, pombo-correio, nada. Será que também seria o caso de publicarem os rating's de jogadores não-federados? Isto tudo pode ser objeto de discussão e votação na próxima Assembleia da FEXERJ.
Os campeonatos devem começar estritamente na hora. Um atraso de dez minutos, quiçá uma hora na primeira rodada, não é o ideal, mas é tolerável. Além disto, é um completo desrespeito com as agremiações, salvo motivo de força maior. Um aspecto técnico que não está sendo levado em consideração: se o evento está marcado para iniciar às 13:00 h, por exemplo, começa às 14:00h, o enxadrista que comparecer ao salão de jogos apenas às 14:05h deverá perder os pontos por wo. Isto já aconteceu e deveria continuar sendo desta forma. Mas isto é tarefa para o Conselho deÁrbitros.
O árbitro que chega atrasado deve ser suspenso preventivamente. No caso de reincidência, afastamento por um ano. Acontecendo novamente, o árbitro deverá ser excluído do quadro de arbitragem, pois demonstra completo desrespeito, despreparo e irresponsabilidade, atributos estes que justificariam sua eliminação do quadro.
Existe ainda outro problema: a conduta de atletas e de espectadores. Houve um Regional, em Três Rios, no qual uma espectadora "acusou" a queda de seta. No Interclubes, atrás da mesa 1, na quarta rodada, match entre AXXM e CXGR ( a AXXM liderava com 3 pontos), um senhor bradava entre altos berros com sua equipe B. Será que não havia lugar melhor para este senhor bradar, de forma ensandecida, com seus atletas? Ou seria uma provocação com os atletas da AXXM? Quem conhece a história, sabe do que estou falando. Se o Barata estivesse gritando atrás da mesa 1, em um match, por exemplo, ALEX x CXM, será que pensariam que foi uma atitude despercebida, ou que seria uma afronta?
Ainda tenho mais sugestões, entretanto esta postagem ficaria muito extensa. Pretendo voltar a tocar neste assunto.
Antes que meus amigos leitores pensem que se trata de uma provocação, qualquer semelhança entre o número desta postagem e o que aconteceu neste final de semana é apenas mera coincidência.

70 - BLOGUEIRO, JORNALISTA OU JORNALEIRO?

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros. Entre muitos atributos do jornalista este deve ter: ISENÇÃO, ÉTICA, COMPROMISSO COM A VERDADE, EDUCAÇÃO E RESPEITO PERANTE AS PESSOAS.
Conforme disposto no AI-5 de 13 de dezembro de 1968, o diploma de curso superior de Jornalismo foi obrigatório para o exercício da profissão, por força de lei, até a exigência ser extinta por determinação do Supremo Tribunal Federal em 2009.
De acordo com a pesquisadora Catarina Moura, Jornalismo "implica, desde logo, permitir que várias pessoas (que não apenas os jornalistas) escrevam e, sem a castração da imparcialidade, dêem a sua opinião, impedindo assim a proliferação de um pensamento único, como o pode ser aquele difundido pela maioria dos jornais, cuja objectividade e imparcialidade são muitas vezes máscaras de um qualquer ponto de vista que serve interesses mais particulares que apenas o de informar com honestidade e isenção o público que os lê".
Sendo assim, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal, tornei-me jornalista e muitos outros amigos tornaram-se também. Isto implica uma responsabilidade muito grande. Tenho acompanhado o jornalismo dos nossos amigos blogueiros. Acompanho suas opiniões, não concordo integralmente com elas, mas as respeito: faz parte da democracia.
Mas não se deve publicar inverdades. Por exemplo, o campeão geral do Interclubes foi o Tijuca Tênis Clube e não o CXGR. Neste caso, quem escreve é jornaleiro e quem segue esta fonte está pessimamente assessorado. Se eu fosse Diretor do TTC, exigiria retratação pública.
Quanto ao Interclubes em si, emitirei minhas opiniões, considerações na próxima postagem.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

69 - INTERCLUBES 2009: TTC CAMPEÃO

(Equipes A, B e C da AXXM)
Foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro o XXXIV Estadual Interclubes do Rio de Janeiro. Sob a organização da FEXERJ e do TTC, com arbitragem do AF Marcelo Einhorn e dos árbitros Sylvio Rezende e Renato Oliveira, auxiliado por Arthur Santa Cruz, tivemos como grande campeão o Tijuca Tênis Clube.Parabéns ao Sérgio Dias por mais esta conquista e parabéns, pelo vice-campeonato, ao abnegável e incansável trabalho iniciado pelo Professor Sylvio Rezende, que vem tendo importante continuidade com o amigo Selmo Bastos. Parabéns a todos!
Segue, abaixo, os seis primeiros colocados em cada categoria:
Classe A: O campeão foi o CXGR, com 5,5 pts; em segundo, TTC 1, com 5,5 pts; em terceiro, CMUN 1, com 3,5 pts; em quarto, IBC, com 3,5 pts; em quinto, TTC 2, com 3,5 pts; e, em sexto, AXXM, com 3,5 pts. Uma curiosidade: CXGR e TTC 1 terminaram empatados em pontos globais. No primeiro item de desempate, confronto direto, os clubes empataram. O 2º critério, escore acumulado global, novo empate. O 3º critério, milésimo corrigido global, outro empate. No 4º critério, melhor primeiro tabuleiro, tablas (!). Finalmente, no quinto critério, melhor 2º tabuleiro, venceu o CXGR. Ufa! Se houvesse empate nos 2º e 3º tabuleiros, o desempate seria realizado através de sorteio!
Classe B: O campeão foi o TTC 1, com 5 pts; em segundo, CXP 1, com 4,5 pts; em terceiro, CFCSN, com 4 pts; em quarto, CFXC, com 4 pts; em quinto, NXN, com 4 pts; e, em sexto, CMUN 1, com 4 pts. A AXXM terminou na 14ª colocação. Destaque na classe B para o jovem Miguel Ângelo Alvarenga, do TTC, com 6 pontos em 6! Este garoto vai longe!
Classe C: O campeão foi a AABB-Lagoa, com 5,5 pts; em segundo, CMUN 1, com 4,5 pts; em terceiro, JTC 1, com 4,5 pts; em quarto, TTC 1, com 4,5 pts; em quinto, CXP 1, com 4 pts; e, em sexto, TTC 4, com 4 pontos. A AXXM terminou na 14ª colocação. Destaque para o título do CMUN 1, que reflete o excelente trabalho realizado por Carlos Amorim e Rafael Pires.

sábado, 17 de outubro de 2009

68 - RESULTADO DO II TORNEIO VIDROCOR

Terminou, no dia 14 de outubro, o II Torneio Vidrocor. O torneio teve 20 participantes (18 disputaram a última rodada) e foi um sucesso, como se pode ver pela foto acima.
Houve a seguinte premiação: troféu para os três primeiros colocados e medalha do 4º ao 6º colocado. Todos os demais colocados receberam medalhas de participação. Todos os troféus e medalhas foram confeccionados pela empresa Vidrocor Ltda. (
http://www.vidrocor.com.br/). Empresa pioneira no segmento de iluminação, oferecendo produtos que proporcionam harmonia aos ambientes, cujo patrocínio configura inestimável participação no sucesso que a AXXM vem obtendo no seu um ano e seis meses de existência. Apesar de não podermos esquecer de tantas outras pessoas que nos ajudam nesta árdua empreitada, tais como o Presidente Eduardo Anzuategui, o Vice Perivaldo Santana, o Tesoureiro Anselmo Góis, sócio administrador da empresa patrocinadora e, da mesma forma, todos os demais integrantes que ajudam a alavancar o xadrez na AXXM, e os visitantes, que abrilhantam ainda mais o nosso clube. Parabéns a todos!
Em relação ao torneio, tivemos como campeão o MF Wagner Peixoto, da AXXM, com 5 pts; em segundo, Cláudio Castro, da AXXM, com 4,5 pts; em terceiro, Marco Coutinho, da AXXM, com 4,5 pts; em quarto, Renato Carvalho, da ALEX, com 4 pts; em quinto, Anselmo Góis, da AXXM, com 4 pts; e, em sexto, Willy Petrenko, do JTC, com 3,5 pts. Abaixo, a classificação completa:

Standings
Place Name Feder Rtg Loc Score Progr. Wins

1 Wagner, Peixoto 2218 5 19.0 4
2 Cláudio, Castro 1844 4.5 17.0 4
3 Marco, Coutinho 1926 4.5 13.5 3
4 Renato, Carvalho 2120 4 16.5 2
5 Anselmo, Góis 1808 4 14.0 3
6 Petrenko, Willy 2084 3.5 13.5 3
7 Eduardo, Anzuategui 1793 3.5 12.5 2
8 Perivaldo, Santana 1825 3 12.0 2
9 Paulo, Rocha 1723 3 10.0 3
10 Araújo, Renato 1590 3 10.0 2
11 Sidney, Farias 1513 3 7.0 3
12 Vinicius, Monteiro 1729 2.5 8.0 2
13 Sandro, Rego 2077 2.5 8.5 2
14 Lucas, Rocha 2 8.0 1
15 Rodrigues, José 1577 2 6.0 1
16 Augusto, Couto 2 5.0 1
17 Edvaldo, Farias 1469 1.5 6.5 0
18 Alessandro, Furtado 1.5 3.5 0

domingo, 11 de outubro de 2009

67 - II Torneio VIDROCOR

(Lucas Rocha, à esquerda e Paulo Rocha - pai e filho disputando uma partida do torneio Vidrocor, na AXXM)


Será disputada a 6ª rodada do II Torneio Vidrocor, na AXXM, no dia 14 de outubro.

Abaixo, segue o emparceiramento:

1 Anselmo, G (8): Wagner, P (1)
2 Renato, C (2): Marco, C (5)
3 Cláudio, C (6): Paulo, R (12)
4 Petrenko, W (3): Perivaldo, S (7)
5 Eduardo, A (9): Sandro, R (4)
6 Augusto, C (18): Araújo, R (13)
7 Lucas, R (19): Sidney, F (15)
8 Edvaldo, F (16): Alessandro, F (17)
9 Rodrigues, J (14)1:0 BYE

66 - HERLON CAMPEÃO!

Foi realizado, no dia 03 de outubro, a décima etapa do Circuito Xeque Mate de Xadrez Relâmpago. O campeão foi (de novo!) o enxadrista Herlon Assunção.
Segue, abaixo, a lista de rating Xeque Mate referente ao mês de outubro:


LISTA DE RATING XEQUE MATE
MÊS BASE: OUTUBRO/2009

Esta relação compreende os torneios relâmpagos de janeiro a outubro de 2009

RELAÇÃO ALFABÉTICA

Alexandre Alves de Souza 1884
Alexandre Beringuy 2078
Anselmo Góis de Andrade 1780
Carlos César Amorim 1805
Daniel Rodrigo da Silva 1814
Eduardo Alberto Anzuategui 1808
Edvaldo Oliveira Farias 1478
Geovane Mariano de Oliveira 2049
Herlon Carlos da Silva Assunção 2060
Jorge Luiz Cabral Medeiros Junior 2201
Leandro Florêncio Coutinho 1365
Leandro Martins 1497
Marco de Castro Coutinho 1948
Mateus Alexandre A. do Nascimento C
Paulo Alberto Evangelista Rocha 1727
Perivaldo Santana 1733
Renato Guimarães Araújo 1647
Vinicius Monteiro 1769
Wagner Peixoto Guimarães 2224
Willy Petrenko 1884

terça-feira, 6 de outubro de 2009

65 - REGIONAL DE DUQUE DE CAXIAS

Da esquerda para a direita: Renato Ramos, do IBC, melhor C; Wagner Morais, melhor B; MF Wagner Peixoto, campeão; Vinicius Vilela, vice-campeão; Alexandre Lima, 3º lugar e Marcelo Santos (sentado), 4º lugar (não parece que ele está tirando um cochilo?)

Foi realizado nos dias 03 e 04 de outubro o Regional de Caxias. Com mais de 100 enxadristas, 44 no módulo absoluto, o torneio teve seis rodadas, com TR de 61 minutos para cada jogador. Com arbitragem eficiente do árbitro Renato Oliveira, tivemos como campeão o MF Wagner Peixoto, da AXXM, com 5 pts; em segundo, Vinicius Vilela, da AXXM, com 5 pts; em terceiro, Alexandre Lima, do TTC, com 5 pts; em quarto, Marcelo Santos, do CXGR, com 5 pts; em quinto, Wagner Morais, do TTC, com 4,5 pts; e, em sexto, Geovane Mariano, da ADUX, com 4 pts.
Ainda tivemos as presenças ilustres de Sérgio Dias e do árbitro Manoel Miguéis.
Parabéns a todos pelo torneio!

64 - FESTA DE XADREZ EM MADUREIRA!

(Foto tirada pelo amigo Celso Renato)

Gostaria de, antes de tudo, pedir desculpas aos meus onze leitores pela falta de notícias deste blog. Muito trabalho (felizmente!).
No dia 27 de setembro foi realizado no SESC Madureira o I Festival de Xadrez Escolar e Absoluto. Um trabalho hercúleo, que contou com a direção do Celso Renato, com a albitragem tranquila do Élcio Mourão, com colaboração do MF Jorge Luiz Medeiros, do Maximiano Reboredo e do Pietro Ferraz. Um ambiente muito cordial, as rodadas começando no horário (com exceção da 1ª rodada, mas isto é normal em quase todos os eventos no RJ, sendo da FEXERJ ou não). O torneio teve 100 (!) participantes, com 38 no módulo absoluto, em seis rodadas, modalidade xadrez rápido, TR de 21 min. Tivemos como campeão o fenômeno Pedro Paiva, com 6 pts; em segundo, Selmo Bastos; em terceiro, Marco Coutinho (zebra!); em quarto, Joaquim de Deus; em quinto, Celso Santos; e, em sexto, Igor Mourão.
Fiquei muito feliz em reencontrar amigos que já não via a algum tempo e havia jogadores de JPA, Campo Grande, Bangu, Guadalupe, Realengo, Madureira, Zona Sul, enfim, de vários pontos de nossa cidade. Tinha até paulista, o nosso simpático Joca e o peruano José Chauca. Havia apenas três jogadores do JTC. A AXXM se fez representar com quatro enxadristas: Marco Coutinho, Leandro Coutinho, Eduardo Anzuategui e MF Wagner Peixoto.
Espero que haja mais movimentos deste tipo e que exista uma integração de TODOS para o crescimento do xadrez em nosso estado. A FEXERJ já o faz através de Regionais, por exemplo, mas o exemplo do Celso é para ser seguido por todos. Vamos esquecer situação ou oposição. Vamos trabalhar juntos! As críticas não ajudam em nada, a não ser quando são construtivas. Parabéns Celso!
E para terminar este longo post, ainda bem que o Celso não ganha a vida como fotógrafo, senão....